sábado, 14 de maio de 2011

NOTA DE AGRADECIMENTO E UM NOVO CONVITE


Prezados convidados dos Seminários Integrados de Projetos de Requalificação Urbana:

Gostaria de agradecer a participação e contribuição de todos na primeira fase e agora retorno o convite para a segunda e última fase de avaliação. A agenda da semana é:

Seminários da 5ª etapa [4ª para Urbanismo I]
  • PROJETO DE ARQUITETURA IV [Centro Comercial]
[nível de indicação de Estudo Preliminar, com maquete em escala 1/200 ou 1/250];
Data: 17 de maio [terça, 8h às 11:40h];
  • ATELIÊ DE PROJETO DE ARQUITETURA V [Conjunto Habitacional]
[nível de indicação de Estudo Preliminar, com maquete em escala 1/200 ou 1/250];
Data: 19 de maio [terça, 8h às 11:40h];
  • PROJETO DE URBANISMO I [Requalificação Urbana]
[nível de MasterPlan e Plano de Massas
Data: 20 de maio [terça, 8h às 11:40h].



Enfatizo que foi com um bom espírito acadêmico e ético que amigos, profissionais, professores e estudantes, contribuíram coletivamente na primeira fase desse evento. Chamo a atenção da excelente introdução proferida pelo Prof. Jader Farias ao Seminário de Urbanismo I, versando sobre os aspectos sociais, econômicos, político e culturais da degradação do Centro Histórico da Cidade de Salvador. Essa notável introdução permeou com clara evidência como mote, como tônus diretriz dos debates de avaliação das equipes. Além de suas agudas reflexões, ressaltaram-se as colocações do Prof. Nei Barreto, dos egressos Patrício Barros, Fernando Lucca [Coord. LABIAU], em respeito às questões econômicas e urbanísticas e dos estudantes Fábio Moura, Júlio Cesar e Tamires Aguiar, apontando para a coerência de uma requalificação urbana envolvendo o processo de requalificação social, antes de qualquer coisa. As três equipes se dissolveram em apenas duas, o que denotará maio rigor nas nossas avalições dos Masterplans a serem apresentados na próxima sexta-feira, visto que agora elas possuem mais integrantes.

Em outra direção, pude constatar que o Seminário de Ateliê V foi o mais concorrido pelos convidados e pelos próprios estudantes presentes. Tendo acontecido na sala do LABIAU [hoje transparente], pois a sala 29 ainda estava fechada e a maqueteria ocupada, o evento e seu tema [cojuntos habitacionais] foi francamente aberto e participativo. A produção apresentada estava coerente com o nível de Partido Arquitetônico em maquete e em desenhos esquemáticos, somando quantidade e qualidade de propostas interessantes. Destacaram-se as análises do Prof. Antonio Carlos Brito, do Prof. Nei Barreto, dos egressos Fernando Lucca e Patrício Barros e de vários estudantes. Destacaram-se nessa análise os debates provocados pelo estudantes do oitavo semestre [alunos de Urbanismo I, e meus ex-alunos de Projto VI], os comentários do estudante Daniel Luan Stride e devários outros colegas. Atualmente os trabalho apresentam-se em fase adiantada de desenvolvimento [Estudo Preliminar], com mudanças em várias direções apontadas pelo primeiro seminário e com alguns alunos que começaram praticamente o projeto desde o "zero" após a "enchurrada" de críticas sobre a sua produção. Posso afirmar que os projetos que serão apresentados na próxima quinta-feira já estão com boa qualidade, em função de uma turma bastante aplicada e assídua.

Infelizmente, a primeira fase do Seminário de Projeto IV foi um "desastre". E isso por conta da pouquíssima produção apresentada. Produção essa ainda de baixa qualidade. Ressalto aí as colocações pertinentes do Prof. Antonio Carlos, do Prof. Nei Barreto e os comentários da egressa Erica Castro. Trantando-se de uma pequena turma de três/quatro estudantes, os mesmos praticamente não vieram à todas as aulas, bem como as frequentam muito pouco, não produzem em casa e muito pouco também em sala. Com ritmo muito lerdo para serem aprovados na disciplina. Espera-se que na próxima terça ocorram mudanças nesse quadro um tanto quanto letárgico, todavia, já sepassaram mais 30 dias da primeira fase e não vi significativas mudanças nos projetos apresentados.
Alguns trabalhos do semestre passado podem ser vistos nesse site, que é o ponto de postagem dessas avaliações. Existe ainda uma enquete, na faixa ao lado [>>>], para votarem nos melhores trabalhos.
 
Agradeço mais uma vez a todos que fazem essa experiência didática-profissional dar certo,

Prof. Arq. André Lissonger  

Nenhum comentário:

Postar um comentário