UNIME – UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Disciplinas: Projeto de Arquitetura IV, Ateliê de Projeto V e Projeto de Urbanismo I da UNIME, no semestre letivo de 2011.1.
Professor Coordenador: André Luiz Ferreira Lissonger
DE PROJETOS DE REQUALIFICAÇÃO URBANA
INTRODUÇÃO
Já vem se tornando rotina na disciplina Projeto de Arquitetura VI as discussões de avaliação entre os estudantes regularmente matriculados. Com o tempo essas discussões se ampliaram com intervenções de convidados, a exemplo de estudantes mais adiantados, orientandos de TFG, arquitetos formados na nossa escola, e/ou fizeram a mesma disciplina, e/ou possuem interesse na discussão das complexas questões que esse debate envolve.
Nesse semestre, em especial, ocorrerá a integração de três disciplinas. Onde, os temas respectivos, por disciplina, são:
Projeto de Arquitetura IV: Centro Comercial da Barroquinha [acima do Terminal Rodoviário];
Ateliê de Projeto V: Conjunto Habitacional [ao lado do Terminal, na encosta da Mouraria], e;
Projeto de Urbanismo I: Masterplan, Plano de Massas e Programas de Requalificação Urbana.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Segue em diversos anexos: os editais dos exercícios do semestre e os cronogramas das atividades seguidas pelos estudantes [por disciplina]. No cronograma, em especial, ressaltam-se os Seminários de Avaliação das 4ª e 5º etapas, os quais os Avaliadores Internos e Externos são convidados a participar, avaliando os trabalhos e com direito de voz. No caso do Prof. Jader Farias, solicito em especial a sua avaliação nos trabalhos de Urbanismo I [dia de sexta] e, no caso, do Prof. Antonio Carlos Brito, a sua participação e liberação da sua turma de estudantes de PVII [também estudantes de Urbanismo I comigo] para a avaliação dos Centros Comerciais de PIV – porém ambos, como os outros, estão convidados para participar de todos os seminários. Os seminários 1, 2 e 3, são “fechados” e preparatórios, envolvendo Análise do Entorno, Análise da Legislação Específica [LOUOS e Lei 3.289, de Tombamento do Centro Histórico] e Pesquisa Temática de projetos referenciais, objetivando dar uma gama de subsídios e repertório para os projetos das turmas.
Muitas informações sobre o entorno, os sítios da intervenção, estado de conservação, histórico da área, gabaritos, fotografias, levantamentos de uso do solo, aspectos econômicos, e referências bibliográficas encontram-se no dossiê [em anexo] intitulado REQUALIFICAÇÃO URBANA E CULTURA DA CIDADE, confeccionado para o III Seminário Internacional de Projeto que aconteceu no ano passado envolvendo estudantes e professores das Faculdades de Arquitetura das Universidades de Pavia, Cagliari e Roma-La Sapienza [todas da Itália], a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Chile e, claro, a FAUFBA. Quanto a esse evento, tive a oportunidade de ser convidado para participar como Professor Avaliador, e reconheci nessa experiência aspectos positivos e negativos do nosso ensino em projeto de modo geral, e especificamente, os métodos de acompanhamento e avaliação - o que também me faz experimentar coletivamente esse processo em que vos convido a participar.
OBJETIVOS
São vários os objetivos dessa atividade, a seguir elencados:
1. Ampliar o nível da discussão, para além do debate professor-aluno, sobre a produção de arquiteturas e de intervenções nas cidades, tomando como ponto de partida a produção desenvolvida no semestre letivo;
2. Ampliar as diferentes visões sobre um mesmo projeto e/ou intervenção, incluindo também os interesses de arquitetos que estão desenvolvendo atividades no âmbito profissional em escritórios, empresas, instituições público-privadas e também, no campo da pesquisa;
3. Ampliar a visão crítica e fomentar a capacidade de projetação dos estudantes através de comentários positivos e críticas construtivas à sua própria produção;
4. Ampliar as relações entre o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIME e os profissionais ingressos no mercado de trabalho; fomentando a visão acadêmica em relação à realidade externa e, atualizando a visão profissional acerca da produção teórico-projetual mais livre das imposições das leis do mercado;
5. Nesse semestre, em especial, objetiva ainda a integração de três disciplinas, e, em especial, os campos da arquitetura-urbanismo indissociáveis na relação: lugar-economia-espaço/forma.
METODOLOGIA
O procedimento operacional da avaliação é muito simples:
1º Cria-se uma mesa redonda com o professor coordenador, os estudantes a partir das 8h, os convidados participam desde o início ou desde o horário que podem chegar;
2º O estudante [ou equipe no caso de Urbanismo I] apresenta o seu trabalho em, no máximo, 5 a 7 minutos. Onde serão indicados: a relação com o entorno, acessos, vãos destinados às principais atividades por pavimento, sistema estrutural e principais materiais utilizados e, no caso de Urbanismo, as articulações de fluxos, manutenção e proposição de novos usos, programas de requalificação sócio-econômica e, Plano de Massas para a requalificação da área em estudo. Nos seminários os estudantes simplesmente descrevem o projeto enquanto obra e/ou programa a ser implantado e construído, não emitem defesa apriori;
3º Os presentes podem solicitar dúvidas ligeiras, se algum aspecto ou elemento não ficou devidamente claro, mas não cabem ainda perguntas do tipo porque se pensou nisso ou aquilo..., ele terá tempo suficiente, depois da “enxurrada” de críticas, para se defender e muito mais, para pensar e reavaliar o seu projeto;
4º Após a breve apresentação, um ou mais convidados se manifestam realizando comentários, sobretudo, envolvendo uma crítica positiva e/ou negativa em relação à proposta;
5º Os estudantes também precisam se manifestar acerca da proposta do colega, devendo apontar crítica positivas e/ou negativas acerca da proposta apresentada;
6º O professor da disciplina poderá acrescentar algum aspecto não considerado pelos avaliadores ou mesmo pelos próprios estudantes, propondo o reforço e/ou mudança desses aspectos – o professor da disciplina também realiza os apontamentos necessários;
7º É comum, mas nem sempre, também surgirem diferentes opiniões sobre um assunto, o que torna enriquecedora a análise;
8º Após as análises, o estudante terá direito a se defender acerca dos aspectos levantados pelos avaliadores, caso o seu discurso tenha coerência para o mesmo.
Enfim, apresentação e avaliação de um trabalho deverá durar, no máximo, 30 minutos, pois os estudantes terão as outras aulas para rever os aspectos comentados na avaliação com o próprio professor da disciplina ao longo das aulas destinadas a essas atividades. Como é possível perceber, as avaliações são processuais e não finais, pois os produtos finais ao fim do semestre, são, na maioria das vezes, representações gráficas dos processos de criação que os convidados e os próprios estudantes ajudaram na avaliação.
CALENDÁRIO
Seminários da 4ª etapa [3ª para Urbanismo I]
- PROJETO DE ARQUITETURA IV [Centro Comercial]
[nível de indicação de Partido Arquitetônico, com maquete em escala 1/500];
Data: 12 de abril [terça, 8h às 11:40h];
- ATELIÊ DE PROJETO DE ARQUITETURA V [Conjunto Habitacional]
[nível de indicação de Partido Arquitetônico, com maquete em escala 1/500];
Data: 14 de abril [terça, 8h às 11:40h];
- PROJETO DE URBANISMO I [Requalificação Urbana]
[Indicação de análise, manutenção e proposição de novos usos, maquete em escala 1/1000]
Data: 15 de abril [terça, 8h às 11:40h].
Seminários da 5ª etapa [4ª para Urbanismo I]
- PROJETO DE ARQUITETURA IV [Centro Comercial]
[nível de indicação de Estudo Preliminar, com maquete em escala 1/200 ou 1/250];
Data: 17 de maio [terça, 8h às 11:40h];
- ATELIÊ DE PROJETO DE ARQUITETURA V [Conjunto Habitacional]
[nível de indicação de Estudo Preliminar, com maquete em escala 1/200 ou 1/250];
Data: 19 de maio [terça, 8h às 11:40h];
- PROJETO DE URBANISMO I [Requalificação Urbana]
[nível de MasterPlan e Plano de Massas, com maquetes em escala 1/1000 e 1/500]
Data: 20 de maio [terça, 8h às 11:40h].
DIVULGAÇÃO
Os melhores trabalhos apresentados, bem como a síntese das avaliações, serão divulgados na homepage oficial dos Seminários de Avaliação: http://projetolab.blogspot.com/ .
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